O deputado Dr. Diego Castro (PL) defendeu, junto ao governador Jerônimo Rodrigues, a criação de programa emergencial voltado ao enfrentamento à seca e à mitigação do risco de queimadas na Bahia. Em indicação enviada ao chefe do Executivo, ele pediu a mobilização das ferramentas e recursos financeiros disponíveis nas Secretarias de Agricultura (Seagri), Meio Ambiente (Sema), Desenvolvimento Rural (SDR), Corpo de Bombeiros Militar e Defesa Civil.
“A seca que atualmente atinge mais de 150 municípios baianos – inclusive com situação de emergência decretada, e já é considerada a maior dos últimos 40 anos, podendo-se verificar sem muito esforço mais de 400 mil produtores rurais afetados pela crise”, afirmou o deputado no documento já protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
Diego Castro pontuou que o referido período de seca na Bahia aumenta significativamente o risco de incêndios, especialmente nas regiões norte e oeste do Estado, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo ele, neste ano, o aumento nas ocorrências começou um mês antes, em agosto, com um aumento de 29% nos casos de incêndio florestal. Essa elevação nas ocorrências, acrescentou, está relacionada com alertas de baixa umidade em municípios da Região Norte, por exemplo.
“Deste modo, é imperiosa a mobilização dos poderes públicos para mitigação dos efeitos sociais e econômicos da seca, bem como a mitigação dos riscos de incêndio, que, de certo, avultaria os já catastróficos efeitos”, concluiu o parlamentar.
Fonte: Alba