O Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) emitiu um alerta sobre um novo golpe que está sendo aplicado por estelionatários no estado. Conhecido como o “golpe do contato de emergência”, ele é disseminado por meio de aplicativos de mensagens instantâneas. Os criminosos conseguem acesso remoto aos celulares das vítimas, o que lhes permite realizar fraudes financeiras.
Os golpistas se passam por amigos ou familiares da vítima e solicitam que esta seja um “contato de emergência” para transações em plataformas de e-commerce, como Mercado Livre, Shopee, Facebook e iFood. A partir daí, o criminoso pede o e-mail da vítima e envia um link ou código para que ela confirme sua identidade. Uma vez que a vítima clica no link e fornece o código, os criminosos assumem o controle do dispositivo.
Quais são as técnicas utilizadas pelos criminosos?
Os golpistas utilizam uma série de técnicas para enganar as vítimas. Após conseguir o acesso ao celular, eles resetam o aparelho remotamente e passam a usar o número para enganar novos contatos. Em casos mais sofisticados, os criminosos utilizam áudios gerados por inteligência artificial para reproduzir a voz da vítima, tornando a fraude ainda mais convincente.