Em breve, Camaçari irá ganhar dois importantes equipamentos culturais. Estão em andamento as obras do Cineteatro e do Arquivo Público, que, juntamente com o Museu de Camassary, entregue no mês de setembro de 2022, compõem o Centro Antigo do Município. Os serviços para recuperação dos prédios pautaram a reunião nesta quinta-feira (9/2) entre as secretarias da Cultura (Secult) e da Infraestrutura (Seinfra).
Participaram do encontro o coordenador de Patrimônio da Secult, Átila Borges, as arquitetas Lélia Maria dos Reis e Larissa Leal, que também integram o setor, além da engenheira da Seinfra, Andreza Costa. Na oportunidade, foram discutidos os últimos detalhes referentes ao acabamento da edificação do Arquivo Público, que está com 85% dos serviços concluídos. O local servirá como espaço de pesquisa para a população, com a disposição de documentos históricos.
A obra do Cineteatro está com 35% de andamento e segue a todo vapor. O equipamento, que contará com 122 lugares, irá abrigar espetáculos de artes cênicas, exibição de filmes e realização de cursos e oficinas técnicas e culturais. Na parte externa, que será conjugada também ao Arquivo Público, terá um espaço para exposições artísticas.
“A gestão do prefeito Elinaldo Araújo, junto à secretária da Cultura, Márcia Tude, trabalha de mãos dadas pelo resgate da história da nossa Camaçari”, enfatizou o coordenador de Patrimônio, Átila Borges.
Foto: Arquivo