Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) participam do programa Capacita Salvador, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através do Prodetur, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa visa preparar os guardas para atender soteropolitanos e turistas durante o trabalho nas ruas da cidade, principalmente nos locais turísticos.
Os agentes participam dos cursos de Hospitalidade/Atendimento ao Turista e de Trabalho em Equipe e Relacionamento Interpessoal, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, na Avenida San Martin. A primeira atividade, iniciada no último dia 3, segue até o dia 17, sempre às quartas-feiras, das 8h às 17h. O outro curso acontece sempre às quintas-feiras, e segue até o dia 25, das 8h às 17h.
A gerente de Desenvolvimento Humano da GCM, Mariana Carneiro, conta que a iniciativa visa aperfeiçoar a atuação dos agentes, com ênfase no Centro Histórico, que o principal foco do turismo na capital baiana. “Entendemos a necessidade desse melhor atendimento ao turista. São 35 vagas nesta primeira turma e já com previsão da segunda, dando continuidade a essa capacitação. Tivemos uma boa adesão e feedback”, relata.
“Uma série de setores são impactados com o turismo, e esse trabalho com a Guarda Municipal visa mostrar para os integrantes os conceitos de hospitalidade, ou seja, receber bem, servir com excelência e ter preocupação com o turista. O desafio dos agentes é atender bem e informar de forma correta, além de transmitir segurança a quem pergunta”, explica o especialista em Certificação e Capacitação da Prodetur, Wagner Fernandes.
Agentes multiplicadores – Além dos participantes do curso, outros sete guardas civis foram capacitados e estão sendo formados para atuar como multiplicadores internos, para que possam utilizar o mesmo material e repassar a outras turmas. “Eles estão recebendo consultoria específica para multiplicar isso internamente, atingindo cada vez mais pessoas”, concluiu Fernandes.
Guarda civil há quase 18 anos, José Heleno da Cruz conta que decidiu participar para ampliar conhecimentos. “Trabalhamos na rua, no dia a dia, e isso aí nos dá condição de vermos novas propostas de como atender melhor o visitante, seja brasileiro ou estrangeiro. Salvador se tornou hoje um dos principais destinos turísticos e é fundamental acolher bem a todos. Na segurança pública, essa capacitação nos ajuda a entender a diferença de cultura e o que podemos oferecer”, avalia.
Fotos: Otávio Santos/Secom
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom