Nesta semana, Salvador (BA) sedia a oitava oficina do projeto Ministério Público Federal pelo Gerenciamento Costeiro (MPF Gerco), voltada à capacitação em gestão de praias e ao fortalecimento da governança do litoral brasileiro. A oficina teve início na terça-feira (5) e segue até esta quinta-feira (7), com atividades realizadas na sede da Secretaria do Patrimônio da União(SPU), em Salvador, e está sendo transmitido e gravado no canal do MPF
A iniciativa é promovida pelo MPF em parceria com a SPU e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). O objetivo é fomentar o uso sustentável do litoral, por meio da capacitação de agentes públicos e do estímulo à atuação conjunta entre os entes federativos.
Durante a mesa de abertura, a procuradora-chefe adjunta da unidade do MPF na Bahia, Vanessa Gomes Previtera, enfatizou que a proteção da costa baiana depende da atuação direta dos municípios. “Temos uma rica biodiversidade nesses ambientes, muita restinga, manguezais e lugares lindíssimos que precisam de um olhar cuidadoso”, assinalou. Segundo ela, há uma pressão turística muito grande porque é fonte de economia e de renda para muitas comunidades. “Esse ciclo de capacitação é primordial para entendermos a legislação, o que é importante observar e a união de esforços para cuidar desse litoral na Bahia”, observou.