A época de festas juninas é marcada por alegria, shows, comidas típicas, quadrilhas, mas além de toda diversão, o cuidado precisa ser redobrado, pois nesse período os riscos estão por todo lado. Fogueiras, fogos de artifício e uso de muitas instalações elétricas ligam o alerta para um tipo de acidente comum no São João, as queimaduras.
Para dar dicas e tirar dúvidas sobre esse assunto, a reportagem do Acorda Cidade conversou com a Bombeira Civil Ciça Almeida, que falou sobre os riscos e a prevenção de acidentes com fogo em junho.
Bombeira Civil Cícera Almeida
Foto: Arquivo pessoal
“Os principais riscos são essas queimaduras, seja ela por fogueira ou por fogos de artifício, seja ela numa brincadeira, soltando fogos, a depender do tipo de roupa que esteja usando, pode pegar fogo ali na ponta. Então, devemos ter total cuidado durante esse período do São João.”
A atenção já precisa começar ao acender a tradicional fogueira junina, principalmente quando próxima à residências.
“A gente precisa lembrar que tem que ter essa distância, quando a gente for montar uma fogueira, se está num local mais isolado de plantas, de árvores, de locais que tenham algum tipo de explosivo. E há uma distância segura entre a fogueira e o local onde as pessoas estão, de 3 a 4 metros mais ou menos.”
Os fogos de artifício são um grande atrativo para crianças e adultos, mas os erros podem começar desde o momento da compra, explica a bombeira.
“Primeiro, quando você vai fazer a compra desses fogos, precisa estar ciente que precisa estar comprando no local legalizado. Verificar sempre a questão da data de vencimento, se tem um selo do Inmetro.”