A menopausa é uma fase natural da vida feminina, mas os sintomas variam muito de mulher para mulher. Para esclarecer dúvidas comuns sobre esse período, conversamos com o Dr. Adriano Faustino, médico nutrólogo e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina da Longevidade (SBML), que explica como as alterações hormonais impactam corpo e mente e como abordagens integrativas podem ajudar.
Sintomas diferentes para cada mulher
“Cada pessoa é única, e isso vale também para a menopausa. A queda hormonal é complexa e ocorre de forma irregular, por isso os sintomas variam tanto de mulher para mulher”, afirma o Dr. Adriano Faustino.
menopausa
Dr. Adriano Faustino, médico nutrólogo e diretor da Sociedade Brasileira de Medicina da Longevidade (SBML) | Foto: Divulgação
Segundo ele, o corpo feminino possui receptores hormonais em todos os tecidos — cérebro, ossos, músculos, coração e pele. Assim, alterações hormonais podem causar:
Fogachos e ondas de calor, principalmente à noite;
Alterações de pele e cabelo;
Aumento de gordura corporal;
Mudanças de humor e predisposição à depressão;
Dor articular e insônia.
“Além da genética, o estilo de vida e a alimentação moldam como cada organismo responde à menopausa”, explica Dr. Faustino.
Pele, Mucosa e Hidratação
A queda do estrogênio não afeta apenas a mucosa vaginal. A pele também sofre com a diminuição da lubrificação natural, causando ressecamento intenso. “A mulher percebe rachaduras nas mãos, parece que hidratante algum faz efeito, maquiagem craquelando e sensibilidade alterada da pele. Na mucosa vaginal, isso pode gerar desconforto durante o ato sexual”, detalha o especialista.
Hidratação adequada e ingestão de água;
Alimentação rica em ácidos graxos essenciais, como linhaça e chia;
Reposição de colágeno e vitaminas;
Probióticos específicos;
Reposição hormonal, quando indicada.
Cabelos frágeis e porosos
A queda hormonal também afeta os fios. Segundo Dr. Adriano Faustino, “com a diminuição dos hormônios, o folículo piloso perde estímulos e os fios ficam mais finos, quebradiços e porosos”.