Na noite da última terça-feira (20), equipes de saúde e segurança do Governo do Estado realizaram mais uma captação de órgãos, possibilitando uma nova chance de vida para pacientes que aguardam em filas. A captação aconteceu no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, e contou com a colaboração de equipes do próprio HGCA, do Hospital Ana Nery (HAN), da Central Estadual de Transplantes, da Organização à Procura de Órgãos (OPO) e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), este último responsável pelo transporte aéreo do coração captado.
O doador era um jovem de 23 anos, morador de Feira, que morreu devido a complicações do diabetes e cuja família, em um gesto de generosidade, decidiu doar seus órgãos, incluindo coração, rins e córneas. Pouco antes das 22h, o Graer realizou o transporte do coração, encaminhado para o HAN para ser transplantado em um paciente. Os demais órgãos captados no Clériston Andrade foram transportados pela Central Estadual de Transplantes.
“A Secretaria da Saúde tem se empenhado e não mede esforços para que, quando há possibilidade de doação, tenhamos equipes preparadas para um trabalho ágil e colaborativo. A gente corre contra o tempo para levar esses órgãos até os pacientes na fila, que, geralmente, estão sofrendo há um bom tempo à espera. Queria registrar também o agradecimento à família do jovem, pela solidariedade em um momento tão difícil, e à equipe do Graer pela parceria no transporte”, afirmou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Toda operação reflete o esforço conjunto das equipes de saúde e segurança, que trabalham em prol da vida e do bem-estar de pacientes que aguardam na fila por um transplante. A agilidade e a coordenação entre os hospitais, a Central Estadual de Transplantes e o Graer foram essenciais para o sucesso dessa captação, garantindo que os órgãos pudessem chegar a tempo aos seus destinos.
Fonte: Ascom/Sesab