Anunciado como novo treinador do Vitória na última quarta-feira, Fábio Carille comanda o time pela primeira vez neste sábado, contra o Internacional, no Beira-Rio. Esperança para fazer o Rubro-Negro escapar do rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o treinador teve apenas um treino até a 11ª estreia na carreira, algo que não chega a ser novidade.
Na primeira vez que Carille esteve na área técnica em posição de comando, em abril de 2007, ele ainda era conhecido com Fábio Luiz. O até então zagueiro do Grêmio Barueri se aposentou dos gramados depois de sofrer goleada de 5 a 0 do São Paulo, no Campeonato Paulista, que resultou na demissão do treinador Sérgio Soares. Ele assumiu o comando da equipe como interino já na partida seguinte, três dias depois, mas foi derrotado. O debutante foi superado por 2 a 1 pelo Bragantino, também pelo estadual.
Aquela foi a primeira e única derrota do treinador em estreias no futebol brasileiro. Carille já começou outro trabalho com o pé esquerdo, mas na Arábia Saudita, no comando do Al-Ittihad. O retrospecto total em estreias é de três vitórias, cinco empates e duas derrotas (aproveitamento de 47%), com oito gols marcados e seis sofridos.
Estreias de Carille:
Grêmio Barueri – 2007 – Bragantino 2 x 1 Grêmio Barueri – Campeonato Paulista; ❌
Corinthians – 2017 – São Bento 0 x 1 Corinthians – Campeonato Paulista; ✅
Al-Wehda-ARA – 2018 – Al-Fateh 0 x 0 Al-Wehda – Campeonato Árabe; 🤝
Corinthians – 2019 – Corinthians 1 x 1 São Caetano – Campeonato Paulista; 🤝
Al Ittihad-ARA – 2020 – Al-Hilal 1 x 0 Al Ittihad – Campeonato Árabe; ❌
Santos – 2021 – Santos 0 x 0 Bahia – Campeonato Brasileiro; 🤝
Athletico – 2022 – Athletico 1 x 0 The Strongest – Libertadores; ✅
V-Varen Nagasaki-JAP – 2022 – V-Varen Nagasaki-JAP 1 x 1 Montedio Yamagata – Segunda Divisão do Japão; 🤝
Santos – 2024 – Botafogo-SP 1 x 1 Santos – Campeonato Paulista; 🤝
Vasco – 2025 – Vasco 2 x 0 Madureira- Campeonato Carioca. ✅
No Corinthians, Carille se tornou técnico do time depois de ser auxiliar por oito anos. Ele assumiu o comando de forma interina em diversas oportunidades, mas só veio a ser efetivado em 2017. Em janeiro daquele ano, no primeiro jogo de sua carreira como treinador definitivo do Timão, bateu o São Bento por 1 a 0 no Campeonato Paulista que terminaria campeão. GE