Os próximos dias devem ser de chuva em Salvador, de acordo com a previsão do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil. Uma nova frente fria poderá trazer ventos fortes, queda de temperatura e chuvas intensas.
Desde a primeira semana de maio, a capital baiana registrou fortes chuvas que causaram alagamentos, deslizamentos de terra e até uma tromba d’água na Barra, um dos bairros mais conhecidos da cidade. Em 5 de maio, Salvador já havia registrado o volume de chuva esperado para todo o mês.
De acordo com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as chuvas que atingiram a faixa litorânea da Bahia foram inicialmente provocadas pela chegada de um sistema frontal, que acontece quando uma massa de ar quente e úmida se encontra com uma massa de ar fria e seca. Depois, um sistema de baixa pressão fez com que as chuvas continuassem.
Apesar dos soteropolitanos estranharem tantas chuvas em um pequeno espaço de tempo, segundo o Inema elas são normais para o mês de maio, considerado período chuvoso na faixa leste do Bahia.
Ainda segundo o instituto, a previsão para o final de semana em Salvador ainda é de chuvas isoladas intercaladas com períodos de tempo seco. G1