O governador da Bahia e futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), anunciou neste sábado, 17, que o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá 37 ministérios.
O anúncio foi feito após reunião de Rui Costa com o presidente eleito, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, e o futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Rui Costa afirmou que as pastas serão desmembradas, mas não haverá criação de novos cargos.
“Foi um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos. Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios”, disse o governador.
Entre os ministérios que voltarão a existir, estão: Pesca, Cidades e Esporte. O governo Lula vai criar uma pasta específica para os Povos Originários, como prometido em campanha.
O governador da Bahia e futuro chefe da Casa Civil anunciou também que o ministério da Infraestrutura será dividido em duas pastas: Transportes e Portos Aeroportos.
O ministério da Economia será desmembrado em Fazenda, Planejamento, Gestão e Desenvolvimento e Indústria e Comércio. De acordo com Rui Costa, Lula deve anunciar novos futuros ministros na próxima semana. Atualmente, no governo de Jair Bolsonaro, o executivo está dividido em 23 ministérios.
Até o momento, apenas seis ministros do futuro governo foram anunciados. Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça), Rui Costa (Casa Civil), Margareth Menezes (Cultura), José Múcio Monteiro (Defesa) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).