Médicos que atuam em cinco maternidades e hospitais estaduais localizadas em Salvador entraram em greve nesta quinta-feira (31). Os profissionais são contra a mudança do vínculo trabalhista de CLT para PJ.
Em resumo, o trabalhador CLT é aquele que foi admitido sob o regime de Consolidação das Leis do Trabalho. Enquanto isso, PJ é o profissional que presta serviços sob a figura de Pessoa Jurídica, por meio de um contrato entre a empresa dele e a contratante.
Em nota, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) assegurou que não haverá interrupção na assistência à população, tampouco descontinuidade nos serviços prestados.
1. Quais são os serviços afetados?
De acordo com o Sindicato dos médicos do Estado da Bahia (SINDIMED), com a greve, serão suspensos atendimentos eletivos, clínicos e cirúrgicos, além de fichas verdes (pouco urgente) e azuis (não urgente).
O paciente classificado como verde deve ser atendido com brevidade (de preferência, em até 2 horas após a sua classificação de risco);
O paciente classificado como azul deve, de preferência, ser atendido no mesmo dia, dentro do menor tempo possível para a situação de demanda do serviço, conforme agenda local e pactuação prévia. G1