O mês de outubro, tradicionalmente marcado pela campanha Outubro Rosa, que alerta sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, agora também ganha uma nova vertente com o Outubro Rosa Pet. O movimento busca conscientizar os tutores sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de mama em cães e gatos, especialmente nas fêmeas.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o médico veterinário Breno Estrela explicou que a castração, realizada após o primeiro cio, pode reduzir em até 90% o risco de tumores de origem reprodutiva, tanto em fêmeas quanto em machos, contribuindo para uma vida mais longa e saudável dos bichinhos.
Assim como em seres humanos, a detecção precoce de tumores nos pets pode aumentar significativamente as chances de sucesso no tratamento e na recuperação dos pets.
Durante a entrevista ao Acorda Cidade, Breno Estrela enfatizou que os tutores devem ficar atentos a diversos sinais que podem indicar a presença de câncer nos animais. Entre os principais sintomas estão:
Caroços ou inchaços no corpo
Emagrecimento e apatia
Feridas que não cicatrizam
Alterações no apetite
Vômitos e diarreia
Dificuldade para respirar
Nódulos na região das mamas