A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (28) a requalificação da Rua Paraíba, umas das principais vias do bairro de Tancredo Neves, proporcionando mais mobilidade para pedestres e veículos que trafegam pela via. A intervenção contou com investimento de R$2,5 milhões e foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário de Manutenção da Cidade (Seman), Lázaro Jezler.
Com projeto elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), a obra alcançou 1,7 km de extensão da via e envolveu implantação de novos passeios em concreto, de meio-fio em granito e de sarjeta, estrutura destinada a coletar e conduzir as águas das chuvas da faixa pavimentada e aos dispositivos de drenagem.
“Fizemos essa obra por diversos motivos. Primeiro, porque esse é o novo padrão da nossa gestão: fazer requalificação de ruas estratégicas, seja para quem mora, seja para quem trabalha na região, se tornou realidade. Além disso, uma obra como essa gera empregos durante a sua execução e estimula o comércio do entorno. Não tenho dúvidas de que novos estabelecimentos irão abrir, e os atuais terão as suas atividades potencializadas”, destacou o prefeito.
A requalificação da via foi projetada para receber materiais de mais qualidade e maior durabilidade, permitindo inclusive mais economia com gastos em manutenção, acrescentou o chefe do executivo municipal.
“Esse investimento, além de embelezar mais o bairro, eleva a nossa autoestima. Ver uma rua como essa dá mais orgulho em trazer um visitante do Brasil ou de qualquer lugar. As novas calçadas implantadas aqui, por exemplo, têm nos principais pontos turísticos do mundo”, complementou.
Morador de Tancredo Neves, o assistente administrativo Idael Chamusca, 46 anos, comemorou as melhorias feitas no bairro. “Com a requalificação, a gente percebeu que o trânsito passou a circular com muito mais fluidez, inclusive os ônibus que param no final de linha. Além disso, idosos, crianças e cadeirantes estão circulando pelos passeios com muito mais tranquilidade. Ou seja, a intervenção trouxe muito mais acessibilidade evitando que prováveis acidentes ocorram”, avaliou.
De acordo com o titular da Seman, Lázaro Jezler, o objetivo da obra foi trazer mais dignidade e qualidade de vida para os moradores da região. “Não era justo que numa área de comércio como essa uma pessoa com deficiência não conseguisse passar. Parece ser uma intervenção simples, mas que faz uma diferença incrível na vida das pessoas ter um passeio totalmente requalificado, o asfalto recapeado, valorizando o ambiente comercial”, ressaltou.
Reportagem: Thiago Souza/Secom PMS