A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) emitiu uma notificação à Coelba após um apagão na área de Santa Mônica e regiões próximas no domingo (26), causando 4 horas de interrupção no fornecimento de energia, das 9h às 13h. Moradores e comerciantes, incluindo estabelecimentos como bares e restaurantes, foram afetados, enfrentando transtornos e possíveis prejuízos devido à queima de aparelhos eletrônicos.
O superintendente do Procon, Maurício Carvalho, afirmou que a Coelba deve apresentar explicações sobre a falha nos serviços em dois dias úteis. A recomendação aos consumidores prejudicados é que notifiquem a Coelba em até 90 dias, especialmente se tiverem danos em aparelhos eletrônicos. A Coelba, por sua vez, tem um prazo de até 10 dias para realizar a inspeção no local afetado, sendo 24 horas no caso de aparelhos como freezers ou geladeiras.
Após a inspeção, a Coelba tem um período de 20 dias para indenizar o consumidor, podendo ser em dinheiro, conserto do aparelho ou substituição por um novo. Caso a questão não seja resolvida, os consumidores podem recorrer ao Procon, acessando o órgão municipal pelo aplicativo “Procon Feira de Santana” ou visitando a sede localizada na rua Castro Alves, nº 635, Centro.