O Bahia vai disputar a 10ª final da Copa do Nordeste. O Tricolor garantiu um lugar na decisão ao vencer o Ceará por 1 a 0, com gol de Tiago aos 48 minutos do segundo tempo, contra um Ceará que impôs dificuldades ao time de Rogério Ceni na Casa de Apostas Arena Fonte Nova.
O jogo
A semifinal na Fonte Nova começou com o roteiro esperado, com o Bahia responsável por propor o jogo, e o Ceará pronto para contra-atacar. O Tricolor se instalou no campo de defesa do Vozão e por ali trocou passes explorando bem os pontas Ademir e Kayky, mas o time treinado por Rogério Ceni não conseguiu transformar o domínio em chances de finalização.
Mesmo passando a maior parte do tempo no campo de ataque, os méritos do Bahia na etapa inicial foram mais defensivos que ofensivos. O time fez muito bem o “perde-pressiona” para recuperar bolas no campo de ataque, e mostrou disposição e organização também nas transições defensivas para aniquilar qualquer tentativa de contra-ataque visitante.
Nesse ritmo, com as defesas levando a melhor que os ataques, o lance mais importante do primeiro tempo foi a lesão sofrida por Caio Alexandre. O camisa 19 foi substituído por Acevedo aos 23 minutos, em uma mudança que não alterou muito os rumos do primeiro tempo, mas foi decisiva para a segunda etapa.
Caio Alexandre após sair do jogo Bahia x Ceará — Foto: Samara Figueiredo
Caio Alexandre após sair do jogo Bahia x Ceará — Foto: Samara Figueiredo
O Bahia sentiu muito a falta de seu iniciador de jogadas e perdeu o controle territorial do gramado da Arena Fonte Nova. Diante de um meio de campo menos técnico, o Tricolor passou a cometer erros quando se viu pressionado por um Ceará que mudou de postura e foi melhor no segundo tempo.
As entradas de Cauly e Lucho nas vagas de Kayky e Willian José, antes dos 15 minutos do segundo tempo, foram as respostas de Rogério Ceni para um recomeço de jogo ruim do Bahia. O cenário, no entanto, mudou pouco, e o time seguiu distante de suas características até os minutos finais, quando o imponderável entrou em ação.
Everton Ribeiro, que normalmente não fica até o fim dos jogos, foi quem articulou a jogada pelo lado esquerdo do ataque, setor que ele também não frequenta muito, e cruzou para Tiago balançar as redes. Foi o quinto gol do atacante da base na temporada. Fonte Ge