O sorteio da última terça-feira definiu que o Bahia vai enfrentar o Fluminense nas quartas de final da Copa do Brasil, um duelo com histórico marcante para os dois tricolores. Se o Bahia avançou na semifinal do Campeonato Brasileiro de 1988, o Flu saiu vitorioso nas oitavas da Copa do Brasil de 2007. O vencedor de cada ocasião terminou campeão do torneio.
No Brasileirão de 1988, o primeiro jogo do mata-mata terminou em 0 a 0 no Maracanã. Na volta, na Fonte Nova, o Bahia venceu por 2 a 1 e se classificou para a final, na qual bateu o Internacional, colocou a segunda estrela em seu escudo e confirmou o melhor momento da história do clube.
Naquela ocasião, Washington marcou aos dois minutos do primeiro tempo para os cariocas, e Bobô e Gil Sergipano viraram para o Esquadrão. Foi o maior público já registrado na história da Fonte Nova: 110.438 pessoas assistiram ao duelo.
Escalação do Bahia no jogo de volta em 1988: Ronaldo; Tarantini, Claudir, Newmar e Paulo Róbson; Paulo Rodrigues, Gil Sergipano e Bobô (Dico); Zé Carlos, Charles (Osmar) e Marquinhos. Treinador: Evaristo de Macedo.
Em 2007, o Tricolor baiano vivia o pior momento de sua história. Foi a segunda temporada disputando a Série C dentro de um período de sete anos longe da primeira divisão. Naquele ano, o Fluminense voltou a aparecer no caminho de um mata-mata, desta vez na Copa do Brasil.
Os tricolores se enfrentaram nas oitavas de final da competição, e o Flu avançou por causa dos gols marcados fora de casa. O jogo de ida terminou em 1 a 1, no Maracanã, com bolas nas redes de Carlos Alberto para os cariocas e Fábio Saci para os baianos.
O placar da volta foi 2 a 2, na Fonte Nova, com gols de Emerson Cris e Fábio Saci, para o Bahia, e Cícero e Soares, para o time das Laranjeiras. O Fluminense de Thiago Silva, Thiago Neves e Rafael Moura terminou campeão de sua primeira e única taça de Copa do Brasil até os dias atuais. GE