O cronômetro marcava 49 minutos do segundo tempo quando Bruno Mezenga acertou uma cabeçada e a torcida do Bahia pareceu não acreditar no que via. Logo depois o juiz apitou o final da partida, mas o Bahia mostrou poder de recuperação nos pênaltis e carimbou a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.
Bahia e Santos fizeram uma etapa inicial de poucas chances na Arena Fonte Nova. As equipes já vinham de um empate sem gols na Vila Belmiro e precisavam vencer o jogo para se classificar.
A primeira oportunidade foi do Tricolor, aos 11 minutos, quando Everaldo chutou rasteiro e João Paulo defendeu. Dois minutos depois, Biel balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento.
No final da primeira etapa, o zagueiro Kanu voltou a exigir João Paulo, que fez uma defesaça após cabeçada que tinha endereço.
O Bahia só abriu o placar aos 23 minutos do segundo tempo. Everaldo aproveitou o vacilo de Rodrigo Fernánde, roubou a bola na lateral e cruzou para Ademir desviar. O atacante parou em João Paulo e no rebote, Cauly bateu colocado para tirar o primeiro grito de felicidade dos torcedores do Esquadrão.
Com a classificação ameaçada, o Santos começou a se impor mais no jogo. Lucas Pires, aos 33, desperdiçou bom cruzamento de Ângelo. Nos acréscimos, Soteldo cobrou escanteio e Bruno Mezenga subiu mais do que a zaga do Bahia para igualar o placar.
Na disputa dos pênaltis, Cauly, Lucas Mugni, Acevedo e Vitor Hugo marcaram para o Bahia. Ademir errou. Do lado do Santos, Soteldo, Mendoza e Patati fizeram. No entanto, o herói da partida, Marcos Felipe, evitou os gols de Camacho e Bruno Mezenga.
Bahia mostra poder de recuperação mental após empate nos acréscimos
No sábado (3), o Esquadrão volta a direcionar todas as atenções para o Campeonato Brasileiro, competição em que beira a zona de rebaixamento. O Tricolor encara o Fortaleza, às 16h, no Castelão, pela 9ª rodada da competição.
Fonte: iBahia|Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia