Com 55 jogos disputados até aqui na temporada, o Bahia ganha uma folga no calendário e dez dias de preparação até o seu próximo compromisso, contra o Flamengo, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Diante do raro tempo livre, o clube pretende aproveitar o período para fazer um trabalho físico especial.
Durante o período livre na Data Fifa, o elenco do Bahia vai ter três dias de folga e sete de treino na Cidade Tricolor. Preparador físico do clube, Danilo Augusto explica que a ideia é realizar o trabalho impossibilitado pela rotina intensa de jogos.
– O calendário impossibilita o trabalho com cargas condicionantes, e o jogo se torna o principal momento que o atleta tem máximo de desempenho. [O tempo é] Para que a gente possa recuperar os atletas. Temos atletas que já ultrapassaram minutos jogados na temporada anterior. A gente fica atento para observar. Momento que a gente busca a recuperação. E, nesse momento, com 10 dias de preparação, colocar cargas condicionantes para que os atletas consigam aumentar os seus níveis das capacidades e mantê-las para ter ótimo desempenho durante os jogos – relata.
Everton Ribeiro em treino do Bahia — Foto: Letícia Martins/EC Bahia
Everton Ribeiro em treino do Bahia — Foto: Letícia Martins/EC Bahia
O tipo de trabalho executado leva em consideração o nível físico de cada atleta. Danilo Augusto explica que a ideia é fazer exercícios de potência no campo e também voltados para a prevenção, neste caso na academia do clube.
– Nós temos sessões definidas no aspecto da força, realizado dentro do campo. Tentamos contemplar trabalhos de potência que vão decidir as partidas. E também teremos sessões destinadas para prevenção da força, na parte interna da academia. Trabalho de fortalecimento dos músculos. A gente tenta buscar dentro da semana que temos para trabalhar – explica.
“Nós temos grupos distintos. Atletas que estão jogando, que a preocupação é a manutenção das cargas, do desempenho. E atletas que não têm tantos minutos jogados. Tentamos incrementar as cargas para que possam evoluir e aumentar nível das capacidades motoras”.
Balanço da janela de transferência e oscilação que custou o G-6; veja análise do ge
Planejamento definido, o Bahia segue em preparação para estar afinado na próxima quinta-feira, quando encara o Flamengo às 21h45 (horário de Brasília), no Maracanã. Como perdeu a partida de ida por 1 a 0, o Esquadrão precisa vencer ao menos por um gol de diferença para levar a disputa para os pênaltis (vitória por margem maior dá a classificação ao time baiano).
Luciano Juba em trabalho físico no campo da Cidade Tricolor — Foto: Letícia Martins / EC Bahia
Luciano Juba em trabalho físico no campo da Cidade Tricolor — Foto: Letícia Martins / EC Bahia