Com a oferta de serviços de sete secretarias do Governo do Estado, o Bahia Solidária foi realizado desde sexta-feira (6) até este domingo (8), voltada para as comunidades do Calabar e Alto das Pombas, em Salvador. A programação inclui atividades esportivas e de recreação infantil, consultas médicas, cursos de qualificação e serviços de intermediação de mão de obra, entre outras iniciativas que visam promover a cidadania e a integração social dos moradores.
A comunidade do Calabar recebeu a visita do vice-governador Geraldo Júnior, acompanhado pela secretária de Promoção à Igualdade Racial (Sepromi), Ângela Guimarães, e pelos secretários de Segurança Pública (SSP), Marcelo Werner, do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Deividson Magalhães, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro, entre outras autoridades.
“Essa ação tem uma íntima relação com a política pública estabelecida pela atual gestão, em favor da Bahia e dos baianos. Políticas sociais, movimentos sociais, a valorização da juventude, para distanciar e blindar da delinquência a juventude da marginalidade”, pontuou o vice-governador.
A programação do primeiro dia do Bahia Solidária contou com a capacitação de 50 agentes de lazer, todos oriundos da comunidade e alunos voluntários de universidades. Os agentes já atuaram na Caravana do Lazer, uma ação da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Setre, com atividades de recreação e esportivas, que aconteceram no sábado (7), na quadra poliesportiva do Calabar. Oficinas, jogos e brincadeiras, como peteca, cama elástica, dominó gigante, xadrez gigante, mini trave de futebol e piscina de bolinha fizeram a animação da garotada.
Na área da saúde, a Secretaria de Saúde (Sesab) e a Polícia Militar da Bahia (PMBA) viabilizam o acesso de moradores a consultas médicas com reumatologista, clínico geral e ortopedista, além de exames preventivos e orientação nutricional e para saúde bucal. Os atendimentos foram realizados sábado (7) e domingo (8). O titular da SSP, Marcelo Werner, destacou a importância dessas ações conjuntas nas comunidades. “Essas ações transversais que envolvem serviços de várias secretarias são muito oportunas para que a comunidade também se aproxime cada vez mais da polícia e fazem a diferença para a promoção da paz, para a distribuição de renda, pra melhora, consequentemente, da segurança pública do nosso estado”, destacou o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner.
A doméstica Alexandrina Marques passou por atendimento com médico ortopedista e realizou exame preventivo. “Agora, eu vou pegar a senha para tirar o documento de identidade do meu filho. A ação é muito boa para a gente que trabalha durante a semana. Ser atendido no final de semana facilita muito.
Para quem foi em busca de qualificação profissional e oportunidades de trabalho, a Setre disponibilizou mais de quatro mil vagas para atendimentos à comunidade. Neste domingo (8), equipes estão a postos para inscrição de pessoas interessadas em participar de cursos de qualificação e serviços de intermediação de mão de obra. A ação disponibiliza ainda a emissão de documento de identidade e acesso à linha de crédito para micro e pequenos negócios formais e informais, por meio do Programa de Microcrédito do Governo do Estado (CrediBahia).
Os cursos de qualificação profissional para cabeleireiro e maquiagem, eletricista de manutenção eletrônica e operador de supermercado foram realizados durante a ação. Cursos voltados para jovens de 16 a 29 anos, estudantes ou egressos da rede pública estadual, como atendente de farmácia, barbearia, inglês básico e pré-intermediário, gestão de redes sociais, fotografia digital profissional, entre outros também foram ofertados à comunidade.
Com experiência como operadora de caixa, Iris Costa foi em busca de emprego. “Eu acho de extrema importância, porque a maioria das pessoas às vezes não tem nem o transporte para o poder ir atrás de um emprego e vindo para comunidade é mais fácil”, conta Iris, que também levou a filha de Lara, de 13 anos, para participar de uma capacitação como manicure.
O secretário de Emprego Renda, Esporte e Lazer, Deivison Magalhães, destaca que o Bahia Solidária além de promover a geração de emprego, é um reforço à cidadania como instrumento importante para superar a violência. “Aqui hoje nós trouxemos 160 vagas diretas de emprego, além disso nós temos aqui mais de 500 vagas de qualificação profissional. Vamos fazer também visitas aos pequenos empreendimentos locais para ver a necessidade de qualificação profissional e de empréstimos através do CrediBahia. Portanto, é uma ação integrada de inclusão socioprodutiva”.
Para os trabalhadores autônomos, a Setre disponibiliza orientações sobre o acesso ao Contrate.Ba, aplicativo de intermediação de mão com oferta de 56 serviços em 10 categorias profissionais. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) garantiu acesso à internet Wi-Fi gratuita, na Base Comunitária de Segurança do Calabar, através do Conecta Bahia, um dos maiores programas de inclusão digital em curso no Brasil.
Já a Secretaria Estadual da Mulher (SPM-BA) atua no Bahia Solidária com um espaço dedicado ao atendimento das mulheres vítimas de violência e ao projeto de autonomia econômica e financeira. O espaço funcionará na Base Comunitária do Calabar, com atendimento realizado por uma equipe multidisciplinar da SPM para atuar na conscientização e sensibilização das mulheres. A partir do dia 16 de outubro, o serviço será oferecido todas as segundas-feiras.
Fotos: Fernando Vivas/GOVBA