Uma das principais pugilistas do Brasil na atualidade, a baiana Beatriz Ferreira está próxima de disputar o título mundial no boxe profissional. Aos 31 anos, Bia já é bicampeã do mundo no boxe olímpico e deve disputar o cinturão da categoria 135 lbs (61,235kg) da International Boxing Federation (IBF). A luta deve acontecer antes dos Jogos Olímpicos de Paris, entre abril e maio deste ano, segundo a Confederação Brasileira de Boxe.
O cinturão do peso leve feminino da IBF ficou vago. Assim, Bia Ferreira tentou desafiar a inglesa Caroline Dubois, líder do ranking da categoria, pelo título. Mas devido a outros compromissos, a atleta recusou a disputa, assim como sua compatriota Rhiannon Dixon. Dessa forma, o duelo de Bia Ferreira pelo cinturão deve ser contra a sérvia Jelena Janicijevic, que ainda tem que aceitar o desafio da brasileira. Caso ela recuse o convite, ele será repassado para a próxima atleta no ranking da IBF, que seria a argentina Yanina del Carmen Lescano.
Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Bia Ferreira iniciou um novo desafio na carreira neste ciclo olímpico, seguindo uma carreira híbrida. Assim, a pugilista tem dividido o foco entre o boxe olímpico e o profissional. Desde então, Bia tem conseguido grandes resultados. Em 2023, conquistou o seu segundo título mundial e ainda foi campeã dos Jogos Pan-Americanos. Já no profissional, a baiana está com um cartel de quatro vitórias e nenhuma derrota, alcançando o terceiro lugar do ranking da IBF.
Fonte: ATarde