O presidente Jair Bolsonaro (PL) desistiu de comparecer ao encontro da cúpula de chefes de Estado do Mercosul que acontecerá na próxima quarta-feira, 6, em Montevidéu, capital do Uruguai.
De acordo com informações do Metrópoles, a reunião seria o último compromisso internacional do atual chefe do Executivo brasileiro antes de termino do seu mandado.
No evento, o Brasil será representado pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, e pelo ministro das Relações Exteriores, Carlos França, que já havia representado o país na reunião do G-20.
O comportamento de Bolsonaro, observado desde sua derrota nas eleições presidenciais em outubro, contraria sua base aliada, que vê nessas recusas uma falta de compromisso em “defender o legado” de seu governo diante da comunidade internacional.
O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico formado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, além de países associados e observadores. A organização intergovernamental tem o objetivo melhorar a produtividade e intensificar as relações econômicas entre as nações.
Fonte: ATarde