A sessão regimental pelo Dia da Bíblia foi realizada na Câmara Municipal de Salvador na manhã desta segunda-feira (12). A atividade foi conduzida pela vereadora Débora Santana (Avante), no Plenário Cosme de Farias, com transmissão ao vivo pela TV Câmara – canal aberto 12.3, Portal www.cms.ba.gov.br e Facebook/@tveradiocam e pode ser revista aqui.
“O Dia da Bíblia é uma data para reforçarmos a importância da leitura. Que esse dia marque a missão de seguirmos levando a Palavra de Deus e incentivando o uso desse manual de sabedoria e prosperidade”, disse a vereadora Débora Santana. Para o deputado estadual Carlos Ubaldino (PSD), que participou da sessão, o Dia da Bíblia é um dia de fé e reflexão.
“A Bíblia é uma conversa com Deus, com ela, Ele nos orienta, ensina, nos adverte e nos inspira. É um instrumento que nos ensina a praticar a fé. Parabéns a vereadora Débora pela iniciativa de homenagem e à Câmara Municipal por abrir esse espaço”, diz o deputado.
História
Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha, pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. No Brasil, a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e dos EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).
Com o trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data.
Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.
Fonte: Assessoria da vereadora