O prazo final para a entrega da Declaração do Imposto de Renda da pessoa física de 2025, referente ao ano-calendário de 2024, está prestes a acabar. Os contribuintes têm até o dia 30 de maio, sexta-feira, para prestar contas ao leão. Em Feira de Santana a previsão da Receita Federal é de receber 89 mil declarações. Até a tarde de terça-feira (27), foram recebidas cerca de 63 mil.
Ao Acorda Cidade, o delegado da Receita Federal em Feira de Santana, Gustavo Breitenbach, destacou que quem não declarar até o final do prazo pode sofrer penalidades. Segundo ele, muitas pessoas deixam para declarar nos últimos dias.
“A pessoa física que não fizer a declaração vai pagar 1% do valor dos tributos devidos, por mês que atrasa. Isso vai somando até chegar a 20% do valor devido. A multa mínima é de R$ 165,74 centavos. A pessoa também pode ficar com problemas no CPF e gerar complicações, inclusive, na movimentação da conta bancária”, explicou.
Atualmente, a declaração do Imposto de Renda é 100% online e pode ser feita pelo computador ou até por um aparelho de telefone, através do programa da Receita Federal ou pelo site. Gustavo Breitenbach lembrou da possibilidade da declaração pré-preenchida.
“Inclusive, a pessoa já pode baixar a declaração pré-preenchida que é uma ótima opção. Mas a pessoa precisa ter conta no Gov.ba nível ouro ou prata e as informações que vêem ali são informações que já foram passadas, como despesa médica e salários recebidos. Então é muito importante conferir os dados e, se for necessário, corrigir”.