Dados comprovam que 80% das famílias têm seu comportamento impactado pela vontade das crianças na primeira infância, segundo pesquisa do Procon/SP-USP. A partir dessa perspectiva, o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai promover uma ação, no Shopping Bela Vista, entre a próxima quinta-feira (21) até o domingo (24). Além disso, o órgão traz mais um avanço tecnológico, com a disponibilidade de um simulador de trânsito para o aperfeiçoamento do processo de habilitação, como motorista, da pessoa com deficiência. Os dois simuladores serão entregues à junta médica do departamento, nesta quarta-feira (20).
Denominado de programa “Ovinhos”, a ação, que será lançada na Semana Nacional de Trânsito (SNT), tem o desafio de contribuir para a redução do número de mortes e lesões no trânsito até 2030, levando a educação para outro nível de discussão dentro das famílias. Com uma série de seis filmes educativos, de forma lúdica e divertida, traz um conteúdo sobre segurança no trânsito pensado através do olhar da criança e que também funciona como instrumento de reflexão e aprendizado para os pais/responsáveis. Os vídeos também ficam disponíveis nas redes sociais e site do Detran (www.detran.ba.gov.br).
O stand do projeto estará no piso L2 (Praça de Alimentação) e será inaugurado na quinta-feira (21), a partir das 15h, com acesso ao público diário das 14h30 às 17h30 – de quinta a domingo – durante a SNT. A realização conta com a parceria do Shopping Bela Vista.
As duas novidades são lançadas pelo departamento em referência à Semana Nacional de Trânsito. Segundo o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, todas essas ações são complementares e intensificam o trabalho diário do órgão: “a semana traz essa massificação das ações. Plantamos, diariamente, atividades educativas nas ruas, em escolas, com seminários, palestras. O nosso objetivo é um trânsito mais seguro para todos, com a redução dos dados de sinistros e preservação de vidas”, enfatizou Pimentel.
Simulador de trânsito
Em parceria com a Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), por meio de um Termo de Cooperação Técnica, o Detran-BA vai disponibilizar o uso de simuladores de trânsito, para pessoas com deficiência (PcD), customizados para oferecer ao médico especialista melhores condições de análise da capacidade de dirigir desse público.
O simulador será uma ferramenta complementar para o médico, que deverá usar após avaliação clínica. Importante destacar que o médico é quem vai decidir quando será necessário usar o equipamento para finalizar a avaliação pericial.
A iniciativa aperfeiçoa procedimentos para a avaliação do candidato à obtenção ou renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). “Esse projeto é estratégico para a pessoa PcD na Bahia”, avalia Antônio Meira Júnior, presidente da Abramet. “O uso de simuladores ampliará os recursos disponíveis para avaliação do candidato, contribuindo para a tomada de decisões, sempre com o objetivo de preservar vidas no trânsito”. Segundo ele, a entidade e o Detran-BA uniram esforços para tornar ainda mais segura e assertiva a habilitação do PcD e de demais pessoas com mobilidade reduzida, assim como garantir a esses condutores a segurança necessária para transitar pelas vias e estradas da Bahia.
Fonte: Ascom/Detran