Os alunos do Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Cariza, de Porto Seguro, venceram o Torneio Brasil de Robótica (TBR), na etapa nacional, no Rio de Janeiro. Foram quatro prêmios, um deles de primeiro lugar.
As equipes foram classificadas no Torneio Regional de Robótica no Espírito Santo, em outubro deste ano e conquistaram o primeiro lugar e foram classificadas para o torneio nacional.
Para o TBR no Rio de Janeiro, as equipes Cariza Tech (categoria middle 2) e a equipe Cariza High Tech (categoria high) competiram com, aproximadamente, 30 equipes de diversos Estados do país.
O Cariza Tech, formado por alunos entre 12 e 15 anos de idade, conquistou o segundo lugar Nacional Geral no torneio. As provas constavam com categorias como apresentação do Mérito Científico, Organização e Método e Desafio Prático com os robôs.
A segunda equipe, Cariza High Tech, formada por alunos de 15 a 19 anos, conquistou três prêmios: Mérito científico (1º lugar), Desafio Prático (1º lugar) e o primeiro lugar Nacional Geral na categoria high. Com essa vitória, o time vai representar Porto Seguro e a Bahia no torneio mundial de robótica fora do país.
O projeto é voltado para a criação de soluções sustentáveis para a comunidade periférica do boqueirão, no bairro Baianão. A equipe utilizou materiais renováveis, como fibra de coco e resíduos de madeira, para criar ecoblocos e ecotelhas que foram incorporadas em construções de moradias sustentáveis.
Yuri Derevtsoff, professor no colégio Cariza, foi o coordenador do trabalho junto aos professores Tharles Silva, Marcelo Arcanjo e Jeobergna de Jesus.
Fonte: ATarde