Uma fazenda, localizada no Povoado Campo dos Cavalos, em Juazeiro, no norte da Bahia, foi flagrada com uma ligação irregular de energia elétrica durante operação conjunta entre a Neoenergia Coelba e a Polícia Civil na quinta-feira, 12. A estimativa é que a energia desviada foi de 165 mil quilowatt-hora, que seria suficiente para abastecer 1,4 mil unidades residenciais durante um mês.
O flagrante foi realizado graças a mapeamento através de softwares inteligentes utilizados pela companhia no combate às ligações clandestinas em toda a Bahia. Seis equipes da distribuidora, três policiais e um perito constataram a fraude.
O dono não estava no local, mas será intimado e irá responder à inquérito policial. O gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Coelba, Rodrigo Almeida, afirma que a atuação independe do local ou o tamanho do empreendimento.
“Todos que estão furtando energia, e que sejam identificados pelos nossos profissionais, serão regularizados e estarão suscetíveis às punições previstas em lei”.
A Coelba frisa que os “gatos” representam riscos para a segurança de quem os realiza e da população, além de prejudicar o fornecimento da região, podendo causar graves problemas para a rede elétrica e ocasionar a interrupção do abastecimento.
O furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até a oito anos de reclusão pela prática ilegal. Denúncia de fraudes e furtos de energia podem ser são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba.