O influenciador digital amazonense Agenor Tupinambá, que viralizou nas redes sociais ao compartilhar a rotina ao lado da capivara de estimação, a Filó, entregou o animal ao Ibama, em Manaus, após ser notificado pelo órgão.
Agenor havia sido denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, por criar um animal silvestre, e tinha um prazo de seis dias para entregar a capivara às autoridades.
Em um texto compartilhado nas redes, o influenciador se despediu de Filó, que criava como pet, e lamentou as denúncias.
“Hoje, eu manifesto a minha maior prova de amor pela Filó. É importante registrar que eu nunca fui contra e jamais impediria que a minha amada Filomena um dia se integrasse com um bando de capivaras para seguir sua vida. Foi justamente para isso que eu a salvei, cuidei e guardei um sentimento enorme no meu peito por ela. Eu também sei que aconteceram equívocos, e garanto que os erros que cometi foram inconscientes, sem má índole e nem qualquer tentativa de exploração. Absolutamente nenhum vídeo com ela me trouxe qualquer resultado financeiro. Era apenas eu com um celular na mão, registrando a minha própria vida ribeirinha.”
Com o apoio de amigos, familiares e ativistas da causa animal, o mamífero foi entregue ao Ibama, e transportado em um avião de Autazes, a 113 quilômetros da capital amazonense, até o aeroclube de Manaus, de onde foi levada para um Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
A capivara passará por um trabalho para que seja reintegrada à natureza. No texto, Agenor discorda da decisão e afirma que o habitat natural do animal é ao lado dele.
“Essa decisão dolorosa é pelo bem dela, ainda que isso me custe não ver mais seus pulinhos pra nadar e sua carinha comendo capim. E de tantos lugares para a Filó estar, o seu verdadeiro habitat natural é o meu coração e de lá ninguém arranca. (…) Filó. Eu te amo e fui extremamente feliz ao seu lado, e continuarei com você aonde quer que você esteja.”
Fonte: iBahia