O ator norte-americano Michael Madsen, um dos rostos mais marcantes do cinema independente e conhecido por seus papéis de “durão enigmático”, morreu nesta quinta-feira (3), aos 67 anos. A informação foi confirmada por seus representantes. Segundo as autoridades, o ator foi encontrado inconsciente em sua casa em Malibu, na Califórnia, e a morte foi declarada no local.
O gerente de Madsen, Ron Smith, informou em um e-mail que a causa da morte foi uma parada cardíaca e que não há suspeita de crime. A partida do ator, imortalizado como o sádico e estiloso Sr. Blonde no clássico de Quentin Tarantino, Cães de Aluguel (1992), representa uma grande perda para o cinema.
Uma carreira marcada por personagens icônicos
Com uma carreira de quatro décadas, Michael Madsen se especializou em personagens complexos, perigosos e de moralidade duvidosa, tornando-se um dos atores preferidos de Quentin Tarantino. A parceria entre os dois rendeu alguns dos papéis mais memoráveis de Madsen, incluindo o já citado Sr. Blonde, o assassino Budd em Kill Bill: Vol. 1 (2003), o caubói Joe Gage em Os Oito Odiados (2015) e uma participação em Era Uma Vez… em Hollywood (2019).
Além de seu trabalho com Tarantino, ele deixou sua marca em outros filmes de sucesso, como o clássico feminista Thelma & Louise (1991) e o drama policial Donnie Brasco (1997). Sua carreira em Hollywood começou com um pequeno papel no thriller de ficção científica Jogos de Guerra, de 1983.
O artista além do “durão”: a paixão pela poesia
Apesar da imagem de “bad boy” nas telas, Madsen era um artista multifacetado. Irmão da também atriz Virginia Madsen e com origens no teatro de Chicago, na prestigiada Steppenwolf Theatre Company, ele era um poeta publicado, com vários volumes de poesia em seu nome.
Seus representantes revelaram que ele estava se preparando para lançar um novo livro, intitulado “Tears For My Father: Outlaw Thoughts and Poems” (Lágrimas Para o Meu Pai: Pensamentos e Poemas Fora da Lei, em tradução livre), que agora estava em fase de edição.
Um capítulo final em plena atividade
A morte de Madsen foi uma surpresa, pois o ator estava em plena atividade. Em um comunicado, seus empresários e sua assessora de imprensa lamentaram a perda e destacaram que ele estava ansioso por seus próximos projetos. “Nos últimos dois anos, Michael Madsen tem feito um trabalho incrível com filmes independentes, incluindo os próximos longas-metragens ‘Resurrection Road’, ‘Concessions’ e ‘Cookbook for Southern Housewives’”, diz a nota. “Michael estava realmente ansioso por este próximo capítulo de sua vida. […] Ele foi um dos atores mais icônicos de Hollywood, que fará muita falta.”