O Ministério da Saúde, sob o governo de Lula, aproveitou a polêmica envolvendo Neymar e a modelo Any Awada, que anunciou na quarta-feira (19/3) uma possível gravidez do jogador, para fazer um alerta nas redes sociais.
Anuncios
Sem mencionar diretamente os nomes de Neymar ou Any, o ministério publicou um post no Instagram esclarecendo que o ato de urinar após a relação sexual não é um método eficaz para prevenir a gravidez.
Como o Ministério da Saúde ‘pegou carona’ na polêmica com Neymar?
“O xixi sai pela uretra, enquanto o esperma entra no canal vaginal e segue em direção ao útero. Portanto, urinar não tem impacto na fecundação”, afirmou a pasta na publicação.
Leia Também
Esposa de Amado Batista revela ter ‘esquecido que casou’ após passar por perrengue
Substância presente na cenoura ajuda a retardar os fios brancos!
Jornalista rompe o silêncio após demissão do SBT
Anuncios
O post também reforçou que os métodos contraceptivos comprovadamente eficazes incluem o uso de camisinha, pílulas anticoncepcionais, DIU, entre outros, que devem ser orientados por profissionais de saúde.
Antes de divulgar a suposta gravidez, Any afirmou nas redes sociais que urinar logo após a relação com Neymar teria evitado a gestação, dizendo: “Gente, fiquem tranquilos, porque eu fiz xixi logo em seguida. E quando você faz xixi logo em seguida, você não engravida. Então, tipo assim, não tem essa possibilidade.”
Quais são os métodos contraceptivos eficazes?
Anuncios
Existem diversos métodos contraceptivos disponíveis que são eficazes na prevenção da gravidez. Eles podem ser divididos em métodos de barreira, hormonais, dispositivos intrauterinos (DIU) e métodos comportamentais. Cada um possui características específicas e níveis de eficácia diferentes.
Os métodos de barreira, como a camisinha, são amplamente utilizados por serem acessíveis e também oferecerem proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Já os métodos hormonais, como pílulas anticoncepcionais, adesivos e injeções, atuam regulando os hormônios para prevenir a ovulação.