A linha B3 do BRT de Salvador terá funcionamento iniciado a partir deste sábado, 30. O equipamento fará o trajeto circular entre a Estação Rodoviária e a Av. Manoel Dias da Silva, passando por dentro do Caminho das Árvores e pela faixa exclusiva da Av. Paulo VI. Em média, mais de 140 viagens serão realizadas diariamente.
Nesta sexta-feira, 29, uma viagem da linha B3 guiada foi realizada com a presença da equipe técnica da Secretaria de Mobilidade (Semob) e membros da imprensa. O novo trajeto terá viagens a partir de 5h, com 22 novos veículos adicionados ao sistema.
“É um atendimento novo, que vai contemplar as pessoas que chegam dos bairros, farão o transbordo na Rodoviária, e vão usar a linha circular. Quando a gente faz isso, os ônibus convencionais não precisam mais entrar na região da Pituba. Por isso, podem voltar mais rapidamente para os bairros e, assim, vão diminuir o tempo de espera dos usuários nos pontos de ônibus”, destacou o titular da Semob, Fabrizzio Muller.
Muller disse também que as linhas B2 e B3 irão receber um novo incremento em breve, com o objetivo de melhorar o serviço. “A novidade é que fizemos uma primeira versão de projeto com estudo de uma nova estação do sistema BRT na Praça Nossa Senhora da Luz. Isso está sendo construído com nossos técnicos para que a gente possa ter, em breve, uma estação que contemple os usuários com a mesma segurança e conforto que a gente oferta nas demais estações. Tomamos essa decisão com base no número enorme de pessoas que estão usando o BRT a partir daquela região”, detalhou.
Percurso
Ao longo de parte do trajeto, o modal seguirá em trânsito misto, permitindo aos usuários descerem nos pontos em que já estão acostumados. Serão nove paradas até a chegada à orla, como, por exemplo, na esquina com a Rua Prof. Milton Cayres de Brito, próximo ao jornal A Tarde; no Colégio Militar; na Rua Bahia, próximo à Praça Marconi; e em frente ao Teatro Jorge Amado, entre outros.
Com a integração através do Salvador Card, o passageiro pode utilizar até três modais diferentes pagando apenas uma única tarifa de transporte, um diferencial da capital baiana para as demais. O usuário pode, por exemplo, combinar o metrô com o BRT para agilizar o seu deslocamento diário. O embarque fora das estações do BRT segue apenas com pagamento através do cartão de integração, para que o usuário possa fazer a integração com os demais modais de transporte, além de agilizar o embarque e tornar a viagem mais rápida.