Um ônibus foi incendiado por criminosos, na manhã desta sexta-feira (28), na avenida Ulysses Guimarães, altura da entrada do bairro Sussuarana, em Salvador. De acordo com a Polícia Militar, em entrevista à TV Bahia, dois homens – ainda não identificados – interceptaram o veículo por volta das 5 horas, expulsaram os passageiros, colocaram fogo e fugiram do local em um carro, de cor prata.
“As primeiras informações colhidas dão conta de que uma dupla de homens parou o coletivo, retirou os passageiros e ateou fogo”, disse o comandante de Policiamento Regional da Capital/Central, coronel Sérgio Simões. Ainda segundo ele, nada foi levado das vítimas, que não tiveram ferimentos físicos.
Moradores, que não preferiram não se identificar, acrescentaram ainda que, antes do coletivo ser incendiado pelos criminosos, foi registrado um arrastão na via. Entretanto, polícia não confirmou o fato. A Polícia Civil, em nota, informou que o Grupo Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (GERRC) investigará o caso. Além disso, a corporação relatou que diligências serão realizadas para localizar os autores do crime.
Equipes do Corpo de Bombeiros, da Neoenergia Coelba, da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e forças policiais foram acionadas. O policiamento foi reforçado na região.
A Neoenergia Coelba informou que a rede elétrica foi afetada e logo após o acionamento da empresa, técnicos foram encaminhados. A reparação da fiação só será executada após a remoção do imóvel. Vale ainda pontuar que este é o terceiro ataque a ônibus registrado no bairro neste ano. O primeiro aconteceu no dia 31 de março e o segundo aconteceu no dia 10 de abril.
Transporte
Os coletivos não estão entrando no bairro. Os usuários do transporte público precisam se deslocar para pontos de parada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em frente ao prédio do INEMA. A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) informou que o coletivo incendiado fazia linha 0518 – Cab/Sussuarana x Engenho Velho de Brotas. A Ottrans, responsável pelo veículo, foi acionada para retirada da estrutura queimada.
Ainda segundo a Secretaria, um segundo coletivo – do Subsistema de Transporte Especial Complementar (Stec) foi alvo. O veículo da linha 207 – Itapuã X Narandiba foi apedrejado por volta das 06h. Há danos em várias partes do ônibus e por isso, ele foi recolhido para a garagem. Agentes da Semob estão no local para acompanhar o fluxo na região do CAB.
Ainda, em nota, a Semob relatou que “espera das autoridades de segurança pública que haja garantias para que a população não seja mais uma vez prejudicada por conta de atos de vandalismo e lamenta que mais uma vez milhares de passageiros do bairro de Sussuarana fiquem com o atendimento prejudicado na região.”
Sobre o caso do coletivo ‘amarelinho’, o coronel Sérgio Simões esclareceu que a situação está relacionada a um desentendimento entre dois motoristas.
Educação
A Secretaria Municipal Da Educação (SMED) informou que, em decorrência da sensação de insegurança no bairro, as gestões das escolas municipais suspenderam às atividades nesta sexta-feira (28). As escolas afetadas são:
Já a Secretaria da Educação do Estado (SEC) informou que as escolas estaduais em Sussuarana abriram normalmente para o funcionamento das suas atividades.
O que diz à SSP
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que o policiamento no bairro de Sussuarana foi reforçado por equipes da Rondesp/Central e da 48ª Companhia Independente da Polícia Militar e do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos em Coletivos Gêmeos.
Além disso, a entidade disse que “equipes da Polícia Civil também estão no bairro e já iniciaram a investigação para identificar os autores da queima de ônibus ocorrida no início da manhã de hoje. Ninguém ficou ferido. As chamas foram rapidamente debeladas por militares do 3º Batalhão de Bombeiros Militar. ”
Câmeras da região serão analisadas para auxiliar na identificação dos autores. Qualquer informação sobre os criminosos pode ser transmitida via Disque Denúncia (181), de forma anônima.
Fonte: iBahia Foto: Reprodução / Redes Sociais