O Vitória não vai ter Matheuzinho, um dos seus principais jogadores, na partida deste sábado, contra o Mirassol, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. E um dos candidatos para assumir o posto é o volante Ronald, que tem ganhado elogios pela versatilidade desde a chegada do técnico Fábio Carille.
Ronald substituiu Matheuzinho durante o segundo tempo do empate entre Vitória e Sport, na última quarta-feira, e deu assistência para o segundo gol do time baiano. O desempenho do volante na função de meia foi elogiado por Carille.
– Não tenho um time titular ainda, vou começar a definir depois que começar a treinar todo mundo. Algumas posições com equilíbrio muito grande. Posso jogar com Ronald por trás. Ele me surpreendeu jogando mais à frente – disse Fábio Carille após a partida contra o Sport.
Mas aquela não foi a primeira vez que o técnico utilizou o camisa 8 em função diferente. Dá para afirmar, aliás, que o meio-campista é uma espécie de curinga deste início de trabalho do treinador. Ele também já jogou como ponta pelo lado direito e em sua posição de origem.
O treinador estreou pelo Vitória na derrota de 1 a 0 para o Internacional, em jogo da 13ª rodada. Na ocasião, Ronald foi escalado como um terceiro homem de marcação no meio-campo, mas fechou os espaços no corredor direito, durante a fase defensiva, e subiu ao ataque como ponta para que Matheuzinho flutuasse na armação pelo centro do campo.
No empate sem gols com o Botafogo, também fora de casa, pela rodada de número 14, o camisa 8 do Leão foi mantido na função pelo corredor direito. Nesses dois jogos, ele foi substituído ao longo dos confrontos pelos atacantes Osvaldo e Erick.
Na primeira partida de Fábio Carille no Barradão, a vitória sobre o Bragantino, pela 15ª rodada, o treinador preferiu ter um ponta a mais em campo e escalou Ronald em sua zona de conforto. Como volante, o atleta teve boa atuação e foi importante para a construção do 1 a 0 do último domingo.
Mas o meio-campista não foi utilizado como titular no empate de 2 a 2 da última quarta-feira, contra o Sport, pela rodada 16 da Série A. O atleta entrou na função de meia aos 23 minutos da segunda etapa, no lugar de Matheuzinho, e deu assistência para o gol de Renzo López, o segundo do Leão baiano. A dupla titular de volantes foi formada por Gabriel Baralhas e Willian Oliveira.
– Respeito a decisão do treinador. Tem jogadores qualificados para estarem no meu lugar, Willian, Pepê, Ryller. Jogadores com muita qualidade. Eu respeito a decisão e sigo trabalhando em prol de ajudar o Vitória – disse Ronald após o jogo.
Depois de jogar em três funções diferentes em apenas quatro partidas, o camisa 8 garante não ter qualquer tipo de vaidade e se coloca à disposição para atuar em qualquer função.
– Quanto às posições dentro de campo, sempre trabalho muito forte. Desde a base, eu tenho uma característica muito forte, que é jogar para frente. Então, se o professor está vendo isso e ele precisa, estou sempre apto para ajudar – explicou Ronald.GE