Para o motorista de aplicativo, Victor Santos, o bom estado das ruas de Salvador faz toda a diferença no dia a dia da profissão. “Passo o dia todo dirigindo, trabalho das 8h às 22h subindo e descendo por Salvador e com certeza essa operação é fundamental. A gente sabe que quando chove as vias ficam esburacadas e, por isso, é preciso repor o asfalto”, considera.
Para a motorista de transporte escolar Cláudia Rosário, o bom estado de conservação das vias ajuda muito na fluidez do trânsito. Ela, que conduz alunos para colégios na região da Avenida São Rafael, em São Marcos, e na Avenida Paralela, afirma que a via sem buracos agiliza o roteiro. “Graças a Deus está tudo bem lisinho nessa região, afinal a buraqueira nos atrasa e ainda compromete o veículo”, diz a motorista.
De acordo com o secretário da Seman, Lázaro Jezler, as ações preventivas de manutenção da cidade são atividades permanentes. “Mesmo com execução continuada, a visibilidade deste importante trabalho só é observada nos momentos chuvosos. O resultado positivo das nossas ações é indicado pelo baixo índice de ocorrências e solicitações durante as chuvas”, frisa.
O gestor completa que todas as medidas visam manter o bom funcionamento da cidade, reduzindo de forma drástica os transtornos à população de Salvador, durante as precipitações mais intensas.
Funcionamento – O serviço de tapa-buracos consiste basicamente na retirada da capa asfáltica danificada, permitindo a colocação de uma nova camada. Para garantir a durabilidade do asfalto, mais densidade e resistência, o buraco passa primeiro por um processo de corte, depois recebe uma pintura de ligação, aplicação do asfalto novo e serviço de compactação.
Em caso de qualquer demanda relacionada a buracos na cidade, a população pode entrar em contato através do Fala Salvador, no número 156. Além disso, os pedidos também podem ser realizados através do site www.falasalvador.ba.gov.br, pelo aplicativo Fala Salvador ou de forma presencial nas Prefeituras-Bairro, mediante agendamento prévio pelo site www.horamarcada.salvador.ba.gov.br.
Foto: Bruno Concha/Secom