Nascido Edson Arantes do Nascimento, eternizado Pelé, o Rei do Futebol morreu nesta quinta-feira (29), aos 82 anos, em São Paulo, por falência múltipla dos órgãos. O ex-jogador vinha sofrendo com sucessivos problemas de saúde e, no início de setembro de 2021, teve descoberto um tumor no intestino. O falecimento foi confirmado por Kely Nascimento, filha mais velha do Rei, e pelo hospital Albert Einstein, pouco tempo depois.
Pelé foi internado pela última vez em 29 de novembro de 2022, no hospital Albert Einstein, na capital paulista, para reavaliação da terapia quimioterápica e tratamento de uma infecção respiratória. Em 21 de dezembro, o quadro se agravou com a aceleração do câncer e problemas renais e cardíacos.
Em 2021, o jogador chegou a ser operado do tumor no colón direito e, desde então, se manteve em tratamento de quimioterapia e radioterapia para controlar a doença. Na época foi a maior internação do Rei do Futebol e o momento em que a saúde ficou de vez debilitada.
Pelé chegou a demonstrar otimismo em sua recuperação após cirurgia no intestino
O ex-jogador passou internado a maior parte da última Copa do Mundo. Do Catar 2022, atletas, dirigentes e tocerdores de diferentes partes do mundo mandaram mensagens de paio e estimas de melhores para a saúde do Rei. Kylian Mbappé, vice-campeão com a França, e a seleção brasileira homenagearam Pelé. Prédios na capital catari também faziam menção ao Atleta do Século, que se manifestou apenas nas redes sociais.
Pelé ainda chegou a responder mensagens, sempre com frases de otimismo, mas, com a evolução da doença, mesmo as postagens passaram a ser raras.
R7