A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira, 7, a quinta fase da Operação Lesa Pátria e cumpriu três mandados de prisão temporária, um de prisão preventiva e mais seis de busca e apreensão contra suspeitos de financiar e fomentar os atos antidemocráticos na capital federal.
Os mandados, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), constituem os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Os alvos são suspeitos de participação nos atentados às sedes dos Três Poderes – Palácio do Planalto, Congresso Nacional e STF – ocorridos no dia 8 de janeiro, em Brasília. Como a Operação Lesa Pátria se tornou permanente, as investigações continuam em curso.
De acordo com as atualizações periódicas da PF, até o momento, em todas as cinco fases da operação, 16 mandados de prisão preventiva e 31 de busca e apreensão já foram cumpridos. A tarde