A Prefeitura realizou, nesta terça-feira (30), o treinamento das equipes que vão atuar nos Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAACs) destinados a crianças e adolescentes filhos de ambulantes e catadores de recicláveis que trabalham no Carnaval. A reunião, realizada pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), ocorreu no auditório do Ministério Público da Bahia (MP-BA), em Nazaré.
A atividade foi dividida em dois momentos, sendo que, pela manhã, a capacitação foi voltada para auxiliar de desenvolvimento infantil. À tarde, o treinamento envolveu assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Na ocasião, foram abordados diversos assuntos, a exemplo da organização do fluxo de trabalho e execução de serviços de atendimento às crianças, além de especificidades de cada função.
A assistente social Jéssica Dultra Santos destacou a importância do treinamento e parabenizou a gestão pela iniciativa. “Este é o primeiro ano que eu trabalho no Carnaval. Achei extremamente importante esse encontro tanto pela minha falta de experiência com a festa como de outros colegas. Em uma operação que envolve crianças, que são sujeitos de direitos, precisamos ter esse direcionamento para que tudo ocorra conforme o esperado”, avaliou.
Para a conselheira tutelar Mianga Gavião o encontro serviu para que todos os setores envolvidos no cuidado ao público infanto-juvenil estejam alinhados. “A ideia é que essa operação possa ser a mais branda possível. Não é um trabalho simples lidar com os direitos de crianças e adolescentes e entendemos que são diversas realidades e complexidades que perpassam a vida deles. Então é importante dialogar de forma respeitosa e tirar qualquer tipo de entrave para que a gente possa oferecer o melhor serviço possível”, contou.
Ela adiantou que, como em anos anteriores, o Conselho Tutelar atuará durante o Carnaval realizando ações preventivas de identificação e orientação, mas também pronto-atendimento. Este ano haverá cinco sedes de atendimento distribuídas dentro e fora dos circuitos festivos, com 119 conselheiros trabalhando 24h por dia, durante todo o período da folia.
Também foram abordadas questões relativas aos cuidados com a saúde do público no período em que estiverem acolhidas. A coordenadora da atenção especializada da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Flora Oliveira, explicou que as unidades de acolhimento terão equipe de saúde composta por médico, enfermeira e técnico de enfermagem para cuidar das crianças no Carnaval. Os locais também vão oferecer serviços voltados à saúde bucal com orientações sobre cuidados, escovação e distribuição de kits. Também serão montadas salas de atendimento com farmácia nos espaços.
Reportagem: Joice Pinho/Secom PMS
Texto/Foto: Secom Salvador