O Carnaval de Salvador em 2024 será mais longo do que o de costume. A tendência é que a folia momesca, programada para acontecer entre os dias 8 e 13 de fevereiro, seja emendada através de eventos pré-carnavalescos com a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro.
A principal novidade é a inclusão da “Melhor Segunda-Feira do Mundo”, tradicional festa comandada por Xanddy Harmonia, na programação pré-carnavalesca oficial da cidade. No dia 5 de fevereiro, segunda-feira que antecede o Carnaval, o cantor de pagode baiano deve se apresentar de forma pública em algum ponto da cidade ainda a ser definido.
Com isso, a prefeitura de Salvador planeja emendar a Festa de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, uma sexta-feira, com a folia oficial, passando pelo Fuzuê no dia 3, o Furdunço no dia 4, a Melhor Segunda-Feira no dia 5, Pipoco no dia 6 e as tradicionais fanfarras no dia 7.
Para o período oficial de Carnaval, entre 8 e 13 de fevereiro, há a confirmação de uma promessa feita na folia de 2023: Ivete Sangalo se apresentará para o folião pipoca no circuito do Campo Grande, na Avenida Sete de Setembro.
Além de Ivete Sangalo, a prefeitura tenta ainda o retorno de Bell Marques ao circuito mais tradicional do Carnaval de Salvador. O ex-vocalista da banda Chiclete com Banana se apresentou apenas no trecho da orla marítima durante a folia de 2023.
PÓS-CARNAVAL
Como o Carnaval está marcado para o início de fevereiro em 2024, a prefeitura ainda planeja manter sua programação de eventos de verão para depois da folia momesca, esticando as festas até o final do mês.
Ainda não há definição acerca de tudo que será feito pela prefeitura, mas uma coisa já está certa: desde outubro, diariamente, o Centro Histórico terá apresentações pelo menos um bloco afro. Olodum, Ilê Aiyê, Muzenza e Cortejo Afro são algumas das bandas previstas para animar a região mais antiga de Salvador durante o “verão estendido” da cidade.
Todas as ações devem ser anunciadas pela prefeitura de Salvador em um evento ainda a ser marcado na cidade de São Paulo, voltado para atração de patrocinadores.
Fonte: A Tarde – Foto: Jefferson Peixoto | Secom PMS