Rui Costa (PT), governador da Bahia em final de mandato, foi anunciado nesta sexta-feira (9) como responsável por assumir o ministério da Casa Civil no novo governo Lula, que se inicia em 1º de janeiro de 2023. O anúncio foi feito pelo próprio presidente eleito em conversa com jornalistas nesta sexta.
Governador da Bahia por dois mandatos, sendo o segundo deles com encerramento agora em 31 de dezembro de 2022, Rui Costa se tornou um dos quadros mais notáveis do PT no Nordeste nos últimos anos. Venceu a eleição para governador em 2014, sucedendo o também petista Jaques Wagner, e vai entregar o estado a outro companheiro de partido: Jerônimo Rodrigues.
Filiado do PT desde 1980, Costa já foi secretário da Casa Civil da Bahia entre 2012 e 2014, deixando o cargo para concorrer à eleição que venceu naquele ano. Bastante ativo durante os anos de governo Wagner, Rui Costa teve também mandato de vereador por Salvador entre 2005 e 2007. Também foi eleito para um mandato como deputado federal pela Bahia, que exerceu entre 2011 e 2014.
O que faz o Ministério da Casa Civil?
As atribuições da Secretaria de Estado da Casa Civil envolvem o assessoramento direto do Chefe do Poder Executivo na coordenação de ações de governo, inclusive de secretarias. A pasta também possui a responsabilidade pela avaliação das propostas legislativas que o governador encaminha ao Poder Legislativo, além de cuidar da publicação de atos oficiais do Executivo.
O que faz o Ministro da Casa Civil?
De uma maneira bem ampla e resumida, a Casa Civil tem a função de ajudar o governo a gerenciar e integrar todas as suas funções assessorando o Governador do Estado nas relações institucionais e assistindo-o no desempenho de suas atribuições constitucionais e legais.