A Defesa Civil de Salvador (Codesal) habilitou, em 2022, 478 voluntários em ações de prevenção de desastres, redução de riscos de acidentes e socorro à população em situações de emergência natural.
Do total de formados, 214 se inscreveram no Programa de Voluntariado da Codesal, que integra o projeto Mobiliza Defesa Civil, através do site www. codesal. salvador. ba. gov. br . Eles receberam a capacitação na sede da diretoria, localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô).
Os demais voluntários foram habilitados nas próprias comunidades onde moram e nas quais há maior probabilidade de ocorrência de desastres naturais, bem como nas sedes de órgãos parceiros da Codesal, a exemplo da Guarda Civil Municipal (GCM), cuja última turma de 50 agentes aprovados por concurso passou pelo curso.
“Neste ano, levamos dez formações a lideranças comunitárias convocadas pelas Prefeituras-Bairro, grupo que inclui integrantes de associações de bairro, igrejas e outras entidades comunitárias. Tínhamos uma meta anual de 250 voluntários formados e quase dobramos esse número. Esperamos ampliar ainda mais este trabalho, em 2023, inclusive aumentando o número de simulados de evacuação nos locais de risco. Quanto mais pessoas conscientes do papel da Defesa Civil e cooperando com esta missão, melhor”, afirmou a subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas da Codesal, Fabiana Santana.
Ela acrescenta que o conteúdo da capacitação, que tem quatro horas de duração, é composto por módulos com os temas Defesa Civil Institucional, Primeiros Socorros, Percepção de Risco e Mudanças Climáticas. “Essa é a pauta mais urgente, que necessita do envolvimento de cada vez mais pessoas, para que o volume crescente de chuvas, bem como o aumento do calor e dos alagamentos agravados pelo descarte irregular de lixo, possam ser combatidos com práticas, como coleta seletiva de resíduos sólidos e consumo sustentável”.
Guia de turismo de 45 anos, moradora do Matatu de Brotas, Lissandra Mascarenhas conta que se tornou voluntária da Codesal por saber do anúncio da capacitação nas redes sociais do órgão e porque gosta de adquirir conhecimentos e habilidades que lhe permitam ajudar outras pessoas.
“Sigo a Codesal para ficar a par da metereologia. Quando vi o post sobre a capacitação de voluntários, me inscrevi e fui chamada. Para mim, foi muito importante aprender a lidar com situações críticas de chuva, desabamento, alagamento, sobretudo a dar apoio psicológico a quem mais precisa. E também achei importante aprender a dialogar com a minha vizinhança sobre as consequências de jogar lixo na rua, o que traz sujeira, doenças e enchentes. Então, foi muito gratificante”, avaliou.
Contato – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo solicitações através do telefone 199. Para receber os boletins de alerta do órgão por SMS, basta o interessado enviar uma mensagem informando o CEP de sua residência para 40199. O serviço é grátis.
Fotos: Otávio Santos/Secom