A vice-prefeita e secretária municipal da Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, participou na noite deste sábado (1º) da tradicional cerimônia de saída do Ilê Aiyê, no Curuzu. O evento, que em 2025 celebra os 50 anos do Mais Belo dos Belos, contou ainda com a presença de outras autoridades municipais, como as secretárias da Reparação, Isaura Genoveva, e de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordelo, além do subsecretário da Secult, Walter Pinto Jr, do subprefeito Alan Muniz, gestores, vereadores e lideranças.
Neste ano em que celebra o seu cinquentenário, o bloco afro levou para a avenida o tema “Kenya: Berço da Humanidade”. Para Ana Paula Matos, a saída do Ilê Aiyê é um dos momentos mais especiais do Carnaval de Salvador e representa o poder da cultura e das tradições da cidade. Na sexta-feira (28), a vice-prefeita acompanhou a saída do Olodum, no Pelourinho.
“Estive no Olodum na sexta, e hoje aqui no Ilê estamos reverenciando a nossa ancestralidade, a força e resistência. O desfile do ilê, que abriu caminhos para tantos outros blocos afros, é muito mais do que um bloco, é a valorização da identidade negra, é uma parte extremamente importante e essencial na luta antirracista, é símbolo da cultura afro-brasileira. O mais Belo dos Belos chega para encantar a avenida e estamos todos juntos fazendo o melhor Carnaval de todos os tempos”, afirmou.
A secretária lembrou que, recentemente, ao lado do prefeito Bruno Reis, assinou a ordem de serviço para requalificação da Senzala do Barro Preto, com investimento de R$5 milhões. A iniciativa envolverá amplas melhorias estruturais, com implantação de climatização, acessibilidade e tratamento acústico, beneficiando inclusive a Escola Mãe Hilda, que funciona no espaço. O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF).