Na primeira partida oficial de 2023, o Vitória teve logo de cara a primeira decisão. Pela pré-Copa do Nordeste, o Leão enfrentou o Cordino, do Maranhão, na noite desta quinta-feira, 5, no Barradão e venceu por 2 a 1 com bastante dificuldade. Com seis dos nove reforços anunciados em campo, o Rubro-Negro fez primeiro tempo ruim, assumiu as ações no segundo tempo mas esbarrou na falta de criatividade e desespero pelo resultado. O Leão agora enfrenta o Jacuipense pela segunda fase, no domingo, 8, às 16h.
O jogo
O ansioso e motivado torcedor no Estádio do Barradão não viu as expectativas serem correspondidas no primeiro tempo de jogo. Ainda em clima de pré-temporada, Vitória e Cordino começaram a partida com transições lentas, muitos erros de passe e pouco risco para os goleiros Dalton e Dida. O caminho para o Leão parecia as jogadas pelos lados do campo, com os recém-contratados e bons estreantes do primeiro tempo Railan, na direita, e João Lucas, pela esquerda.
Foi por lá, com um rebote aproveitado por Gegê e o próprio Railan fazendo jogada individual na linha de fundo e cruzando na área para achar Rodrigo Andrade no primeiro pau, que fez o primeiro gol do Vitória na temporada aos 14 minutos do 1º tempo.
O clube Maranhense, por sua vez, tentava encaixar um jogo de contra-ataque, encurtando os espaços na marcação, aproveitando os erros de passe do Rubro-Negro, e partindo para suas ações ofensivas. A felicidade para o torcedor do Vitória não durou muito tempo.
Aos 16″, em jogada pela lateral e cruzamento na área, o também reforço do clube baiano para 2023, o zagueiro Camutanga, tentou antecipar o atacante do Cordino e acabou desviando contra a própria meta, igualando o placar no Barradão.
Com o placar empatado, os ânimos novamente se acalmaram, e as chances vieram aparecer para o Vitória somente no fim da primeira etapa. Uma chance aos 46″, com lance individual de João Lucas, que invadiu a pequena área pela esquerda, e em tentativa de encontrar alguém para completar para o gol, viu o lateral-esquerdo Eric quase fazer contra.
O jogador adversário conseguiu se recuperar e afastou o perigo em cima da linha. Já no último minuto, Osvaldo encontrou Santiago Tréllez dentro da grande área, que encheu o pé de frente para a meta de Dida e viu o goleiro do Cordino encaixar a bola no chão.
Atacantes aos montes
A segunda etapa veio com mudanças, caras conhecidas do torcedor em 2022 e um time mais ofensivo. O técnico João Burse sacou João Pedro do meio e lançou o artilheiro Rafinha para fazer um trio de ataque ao lado de Osvaldo e Tréllez.
O Cordino voltou para a partida com a mesma postura e permitiu ao Vitória criar mais volume, e logo aos 4 minutos do segundo tempo, em mais uma jogada individual de João Lucas, o lateral-esquerdo chegou à linha de fundo, tentou o cruzamento rasteiro para a área, mas pegou errado na bola, que tomou um efeito em direção ao gol e beijou a trave, surpreendendo o goleiro Dida.
Dominando as ações, não deixando brechas para o arranque do time maranhense, o Leão criou chances, mas falhava no último toque ou na pontaria das finalizações. A partir dos 30″ as criações deram espaço ao desespero Rubro-Negro pelo resultado. O famoso abafa se via nas bolas alçadas na área e em cobranças de escanteio.
Mais uma vez João Burse municiou o ataque, tirando o estreante Diego Torres, que fez uma partida tímida, e colocando Wanderson; sacando Osvaldo para a entrada de Alisson Santos e, mais tarde, tirando Rodrigo Andrade para Ruan Nascimento ir a campo.
Aos 35″, em cobrança de escanteio para o Leão, e bate-rebate na área, o zagueiro Kevin tocou na bola e viu ela mais uma vez beijar a trave do Cordino e logo se acalmar nos braços do goleiro Dida.
Sem criatividade do Vitória e com o desgaste físico pelo ímpeto defensivo do Cordino durante toda a partida, o que impossibilitava levar perigo à defesa Rubro-Negra, a partida se desenhava para a disputa por pênaltis quando aos 50″ Alisson Santos partiu para o mano-a-mano com o Eric, levou para a perna esquerda e cruzou rasteiro na área. Com sorte, resvalou em Keven, que tentou afastar o perigo de lá, mas acabou empurrando a bola para dentro do gol. Tento que sacramentou a classificação do Vitória à segunda fase.
FICHA TÉCNICA:
Vitória x Cordino – Pré-Copa do Nordeste (Primeira Fase) – 05/01/2023
Local: Barradão, em Salvador (BA), às 19h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Cesar Chaves Vieira (PE) e Karla Renata Cavalcanti de Santana (PE).
Quatro árbitro: Ricarle Gustavo Gonçalves Batista (BA)
Cartões amarelos: Rodrigo Andrade, Tréllez (Vitória); Ulisses, Victor Viana, Dida (Cordino).
Cartões vermelhos: Dida (Cordino).
Atarde